Professor visita secretária Marcia Valéria e ressalta ‘cultura de paz’ nas escolas

Educação
20/11/2013 17h38

A secretária municipal de Educação, Marcia Valéria Lira Santana, recebeu na manhã desta quarta-feira, 20, a visita do professor João Roberto Araújo, que será um dos palestrantes do 1º Seminário de Educação Integrada. O evento acontecerá nesta quinta-feira, 21, no auditório Antônio Vieira da Silva Neto, anexo à EMEF Presidente Vargas.

O professor João Roberto Araújo, mestre em Psicologia Social, irá proferir a palestra ‘Educação emocional e cultura de paz: importância dos fatores na contribuição ao aprendizado'. Segundo Roberto, a paz é um dos assuntos que precisam ser ensinados nas escolas. "A paz é difusa. Assistimos muitos movimentos, porém a paz não foi sistematizada como um conteúdo para ser ensinado. A paz é sim um processo de aprendizagem, pois podemos aprender e ensinar", explicou.

Dentro do contexto escolar, João Roberto Araújo ressaltou que o vínculo afetivo entre alunos, professores, funcionários e demais envolvidos com o ensino, é a peça fundamental para o desenvolvimento da educação. "Quando você melhora o clima emocional nas escolas percebe-se também uma melhoria nos índices de aprendizagem. Há pesquisas mostrando que mais do que a infraestrutura das escolas, o que mais facilita o ensino é o vínculo afetivo que educador cria junto com os alunos", colocou o professor.

Na palestra que será realizada durante o Seminário, João Roberto, que é autor de livros sobre a cultura de paz nas escolas, irá destacar as possibilidades de integrar o conceito de vínculo afetivo no cotidiano da educação. "O comportamento humano precisa ser tratado pedagogicamente para chegar aos professores. O grande desafio é ajustar os conteúdos de maneira didática e criar material para que o aluno possa ler. Também é necessário criar condições para os professores, a exemplo de cursos de formação continuada", finalizou.

Seminário

O evento tem como objetivo discutir os desafios para a inserção de uma Política de Educação Integrada no Município de Aracaju, do qual educadores, pesquisadores e gestores públicos irão participar e dialogar na perspectiva de estabelecer um padrão de qualidade. A abertura do evento acontecerá a partir das 8h com o lançamento do Programa ‘Conte até 10', do Ministério Público Estadual (MPE).